Efeitos do Corticóide !

O Corticóide (também conhecido como Prednisona, Prednisolona, Dexametasona, Betatrinta, Diprospam ou Decadron) quando usado de forma indiscriminada (principalmente sem acompanhamento médico) pode gerar muitos efeitos prejudiciais:

1- inchaço e ganho de peso (além de reter mais líquido, também aumenta o apetite e a vontade de comer doces)

2- Irritabilidade e Insônia

3- Aumento da Pressão (principalmente em pacientes já hipertensos)

4- Descontrole do Diabetes (aumento dos níveis de açúcar no sangue)

5- Osteoporose (O Corticóide atrapalha o remodelamento ósseo, deixando o osso mais poroso e aumentando (muito) o risco de fraturas)

6- Glaucoma e Catarata (aumento da pressão ocular e piora da visão)

Nunca use Corticóides sem a prescrição e orientação de seu médico! E principalmente, nunca retire a medicação sem planejamento!

Mas nem sempre o corticóide é ruim. Muitas vezes ele é extremamente necessário para salvar vidas de pacientes auto-imunes com a doença em atividade!

A pulsoterapia (doses altíssimas de metilprednisolona) pode combater a atividade do Lúpus e salvar os rins, pode diminuir a inflamação vascular em uma Vasculite grave e a destruição muscular em uma Miopatia. O Corticóide em baixas doses pode também funcionar como um anti-inflamatório e ser usado continuamente na Artrite Reumatóide, melhorando muito as dores articulares.

Desde que usado da forma correta, pelo tempo adequado e acompanhando todos os seus possíveis efeitos, o Corticóide ainda é um importante aliado!